Entrevista na rádio Brasil Central Fevereiro de 2017

ENTREVISTA NA RÁDIO BRASIL CENTRAL (Música ao fundo)

RADIO Brasil Central com Daniel – Agora 2 hs e 3 minutos na Rádio Brasil Central, a maior radio do centro-oeste de volta com vocês no show da tarde, trazendo agora o café da tarde. Com a entrevista sempre as duas, você que se liga com a gente, olha só. Agora eu falo com o Marcos Marrom, ele que é o diretor da Cia. Teatro do Maleiro com o espetáculo de boneco de luva, a gente vai falar um pouco mais do espetáculo Maria Bonita flor de mandacaru. Estreia em Goiânia agora esse fim de semana às 5 horas da tarde no teatro Sesc Centro. O publico que for conferir a peça vai ter acesso ao mundo mágico dos bonecos. Agora quem fala mais sobre esta apresentação são os meus convidados desta tarde, Além do Marcos Marrom, recebo também o Gustavo Vale que é o ator que interpreta o Lampião e a Vânia Marques é a atriz que interpreta a Maria Bonita. Vamos começar com o Marcos Marrom, boa tarde e seja bem vindo, a Rádio Brasil Central Marcos

MARCOS MARROM – Boa tarde para todos ouvintes da Rádio Brasil Central, por Daniel. Esperamos que vocês possam curtir o nosso espetáculo e valorizar a arte. E é isso que é um dos objetivos nosso essa luta pela arte.

RADIO Brasil Central com Daniel – Aqui na minha esquerda a Vânia atriz que interpreta a Maria Bonita. Boa tarde seja bem vinda a rádio Brasil Central.

VÂNIA MARQUES – Boa tarde pessoal de casa, o seguinte é eu não só interpreto só a Maria Bonita, faço quatro personagens e vai lá conferir tá muito legal.

RADIO Brasil Central com Daniel – E mais da minha esquerda está o Gustavo Vale também interpreta.

GUSTAVO VALE –Como deu para perceber que o boneco é bem dinâmico, interpreto vários personagens no total de 10 personagens, sem contar um bebezinho que tem uma surpresinha para nós.

RADIO Brasil Central com Daniel –Agora falando um pouco do teatro de animação. Um teatro já milenar, vocês trabalhando com teatro de bonecos, da criação dos personagens da sua historia, como é a técnica de manusear o boneco de luva?

MARCOS MARROM – O boneco de luva tem uma historia muito grande, chegou aqui pela igreja pelo padre Anchieta e os primeiros bonecos foram construídos de porcelanas de barro, muito antigo mesmo, a gente tem historias de tribo indígenas deste bibelôs. 61

RADIO Brasil Central com Daniel – Já utilizavam estes recursos como você falou, a colonização do Brasil, com os Padres os Redentoristas faziam não só pela religiosidade mais também cultural.

MARCOS MARROM – Então esta técnica que nós trabalhamos é mais tradicional, mais antiga, nós tivemos um grande prazer de fazer, aqui em Goiânia não tem como um espetáculo como esse e bonecos feitos de madeiras, com a madeira mulungu, madeira caxeta e a madeira cedro e pedaços de árvores cortadas, que construímos estes personagens pra colocar na mão e esse sangue correr pela mão.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – esta construção artesanal é vocês mesmo que elaboram, os personagens vão lapidando e vão fazendo?

GUSTAVO – É nesse caso deste espetáculo a maioria dos bonecos foram construídos pelo Marrom e havia algumas pessoas que ajudaram no seu atelier, e nós depois ajudamos na configuração dos personagens, inclusive até ontem estávamos costurando a roupinha, preparando os adereços dos bonecos e como o Marrom disse, como é um teatro bem popular, tradicional o teatro de luva nem por isso pode ser subjugado por isso. É simples, requer um corpo muito bem disponível. Uma técnica afinada e uma chave a brincadeira...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –isso que é o detalhe, isso que eu ia perguntar para você e para Vânia, que interpreta, que... manipulam os bonecos qual é a diferença do teatro normal com vocês são atores, do teatro normal que vocês utilizam do corpo para representar e a utilização do boneco para representar?

GUSTAVO VALE – Isso é mais um diferencial do espetáculo, que nós resolvemos assumir os atores e não deixa-lo atrás da empanada, só os bonecos aparecerem. Também temos um trabalho de corpo, até mesmo no processo de criação, criamos uma boa parte da movimentação da articulação dos jogos dos personagens, criamos até no nosso próprio corpo. Depois que fomos construir nos bonecos, e nós também apresentamos como atores em alguns momentos, algo coringa que nem é um e nem outro, são vários personagens, assim como os bonecos. Claro que os bonecos são a peça fundamental. Nós trabalhos com os nossos corpos nossas vocês, mas que os bonecos de fato cumpri totalmente o roteiro da historia.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Agora falamos mais um pouco mais de vocês, Marrom, Vânia, Gustavo e também da Cia. do Maleiro, como surgiu a trabalhar com teatro de bonecos, como chegaram a essa conclusão como vocês se agruparam e como surgiu a Cia. do Maleiro?

MARCOS MARROM – então a Cia Teatro do Maleiro, tá em processo sempre em formação, em 2008 em Buenos Aires, quando estudava na universidad San Martin, só ligado ao teatro de 62 formas animadas, conheci algumas pessoas de outros países e ali nós construímos um espetáculo que se chama CUERDA BAMBA até minha volta em 2011, que construímos o espetáculo O BONECO DE COR e agora com a nova equipe com novos atores, estamos buscando um novo ar para Cia. Veja a Vânia que é estudante da universidade Federal, o Gustavo que já é formado, é professor também. Então a gente busca mesmo no teatro de animação uma linguagem que não está nos atores. A gente quer é esse objeto que tem vida, eu me encanto muito quando eu vi pela primeira vez o teatro de bonecos, quando era criança aí me passou muito eu quero fazer isso... e até hoje correndo atrás desse objetivo que é muito difícil fazer aqui em Goiânia.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –coisa bacana que você falou, o teatro de bonecos parece ser mais lúdico é para criança uma coisa assim até no meu primeiro contato, como você teve o primeiro contato na infância eu também tive com teatro de bonecos. Ainda eu lembro, ia na escola fazia o teatro de bonecos, até o Saltimbancos que até hoje, até os trapalhões reviveram, muitas outras coisas, é diferente né... do teatro por isso que tem uma forma mais lúdica, mas que não que seja como o Gustavo pontuou não que seja mais fácil ou mais difícil que o teatro normal.

GUSTAVO VALE – O teatro de boneco, ele tem algo que é o seguinte, ele pode ir além que o corpo vai, pode alcançar a dimensão do fantástico, então é isso que o boneco tem a oferecer, mais que um corpo humano pode fazer, que tem seus limites também.
08:23 minutos

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Mexe também muito com a imaginação, você leva tanto a serio que você falo com o cavalo que estava lá.

MARROM – O que é legal é eu já manipulo tenho um trabalho, o Gustavo já manipula e a Vania o primeiro contato com a manipulação. Ela queria construir, mas começou a manipular.

VÂNIA MARQUES – então eu cheguei no grupo já tinha muita coisa pronta né e eu também ajudei a construir algumas coisas e também está sendo muito interessante este trabalho, porque eu sou universitária, faço faculdade de artes cênica na ufg e infelizmente dentro da universidade a gente não tem este contato, tão próximo, com a construção e a manipulação dos bonecos e foi muito importante para mim ter entrado na Cia. do Maleiro, justamente está desenvolvendo esta percepção, de como é trabalhar com estes bonecos e também eu sinto muito privilegiada e honrada, porque assim, são poucas mulheres quem manipulam estes tipos de bonecos. E como a maioria das mulheres como o Marcos estava me contando elas não trabalhavam na 63 manipulação e sim como auxiliares, na confecção e também na confecção. Eu também me sinto muito honrada, muito feliz mesmo e o trabalho está muito interessante, confira.

 RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –como você ver esta diferença do teatro utilizando o corpo e os bonecos, foi uma novidade para vocês, de que forma vocês chegou aí a utilização dos bonecos, da Cia. do Maleiro que se dá levou a oportunidade de trabalhar com os bonecos.

VÂNIA MARQUES – Então muito diferente por que? O boneco exige mais da gente como ator por que? Quando vocês está atuando, quando você está fazendo um papel, quando você quer falar alguma coisa para o publico é bem mais fácil porque, além de você ter uma liberdade para falar, você também tem uma liberdade com o corpo para interpretar. E com o boneco se torna mais limitado, então a gente tem que trabalhar a voz e o corpo do boneco para não ficar desconectado, torne real e lúdico, que a gente quer transmitir com as historias.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – não é os personagens que tem que ter a voz, os bonecos que tem que ter a voz dele ...

VÂNIA – exatamente, isso...

GUSTAVO – é um desafio

VÂNIA – realmente as pessoas não podem perceber, nós estamos falando pelo boneco, o boneco tem que ter vida própria, eles tem que ter as próprias voz, eles tem que ter o próprio corpo, e ter as suas diferenças como cada um de nós. Até mesmo nas coisas do dia a dia.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – É interessante. Agora são duas horas mais quatorze minutos. A gente faz uma pequena pausa, já já a gente volta falando um pouco mais sobre o espetáculo do boneco de luva, Maria Bonita flor de mandacaru. A gente vai falar sobre o espetáculo, daqui a pouco, tá certo! Sobre a historia, já já... Aqui no show da tarde, são 2:15 minutos na Radio Brasil Central. (intervalo com música)

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –Agora são 2:20 minutos na rádio Brasil Central com show da tarde, recebendo em nosso estúdio o Marcos Marrom, que é o diretor do espetáculo de luva, Maria Bonita flor de mandacaru, com os atores Gustavo Vale além de interpretar vários personagens o Lampião e a Vânia Marques, que interpreta Maria Bonita e mais alguns personagens também. Agora a gente falou sobre a utilização dos bonecos, da vida aos bonecos, agora eu queria falasse um pouco da proposta que será contada de Lampião e 64 Maria Bonita, como foi montada, agora o Marrom pode falar depois cada um fala dos seus personagens.

MARROM – O espetáculo iniciou com uma amiga a Leandra que é de Serra Talhada e a cidade de Lampião, ela estava aqui em Goiânia estudando teatro e um dia a gente conversando, eu com alguns bonecos sem pintar, entalhado, tinha uma grande vontade de montar um espetáculo de luva, sou eu por ter duas mãos e colocar muitos personagens, eu falei, vamos fazer Leandra ela – vamos, então vamos fazer uma historia como ela é de Serra Talhada vamos fazer a historia de lampião...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – reviver...

MARROM – Reviver esta historia do Lampião, então a gente colocamos no primeiro momento um esboço de uma historia romântica (risos) aí nós fomos escrevendo mais, quando fomos construindo os bonecos com a equipe, é... fomos percebendo que muita coisas poderíamos riscar, e agregar outras coisas que não estavam ali no texto, então o ensaio falou bastante, a gente foi construindo muito pelas imagens né dos bonecos a gente tinha isso na cabeça o Lampião o cara bravo ou o cara bonzinho? O cara que mata o cara que não mata? A gente tinha muitas indecisões assim.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – O Lampião era assim muita gente tinha ele como pai de bom que ele era, tem gente tinha como ele o cão. O bicho era bravo.

MARROM – Era isso. E como colocar a Maria Bonita, essa mulher. E aí nós fomos pesquisar, perceber que a Maria Bonita foi a primeira mulher, que entrou no cangaço, fomos pesquisar sobre as roupas e na verdade quem costurava a roupa era o Lampião, aquele modelito.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –capa de couro, gibão de couro, chapéu aquelas coisas, é por aí a gente iniciou no ano passado com o processo. Devagar, revendo, filmando. Colocando no papel até chegar esta historia onde a protagonista é a Maria Bonita, que naquele meio na catinga no sertão depara com uma situação que a morte a encontra ela e ali na frente, Lampião vai atrás desta menina, que ele nem mesmo conhecia.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Ela era uma menina... MARROM –Sim! Ela era uma menina. Faz este jogo também. Tipo um senhor que encontra uma menina mais nova, qual é esta relação também? E vários outras relações sociais, política a gente trabalha também, a gente coloca tudo de uma forma simples é... e romântica. Tudo nesse caos todo, numa guerra toda ainda existe uma flor que nasce ali.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –Você destacou muito o romance na peça você tá falando muito. É o foco principal aí.

MARROM – (risos) os meninos estavam até falando. Nossa agora até com este espetáculo, é como a Leandra que voltou para a cidade dela Serra Talhada porque ela foi ganhar uma criança, porque ela revelou que estava grávida de um bebê e agente falou a estreia vai ser em fevereiro, nossa gente! Vou ter que ir para ganhar um bebê, quem assiste a peça e participa, um casa, agora a Vânia quer arrumar um namorado para casar.

VÂNIA – Por favor, se tiver um pretendente aí.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – A Vânia é bonita viu... A Maria Bonita aqui é bonita. (risos) O pessoal está vendo na câmera ali, ao vivo.

MARROM – O Gustavo quer ter mais filho. Eu quero ter também, tá desse jeito...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – O amor está no ar...

MARROM – E a gente tinha esta dúvida também, vamos fazer este espetáculo para quem? Para crianças e para adulto. Muitas vezes as pessoas tem esta ilusão o teatro de bonecos é só para crianças, é para criança, mas também é feito para o adulto. A gente quer neste momento, que todo mundo se divirta, é o pai que esteja com o filho, se divirta também, a mãe que esteja com a criança, assim.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –Agora 2:29, vamos fazer uma pequena pausa, do Ecio está chegando da redação mais informações da hora, e depois a gente volta aqui na Brasil Central, falando mais sobre o espetáculo de luva, Maria Bonita flor de Mandacaru.

(Intervalo)

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –2:33 na Radio Brasil Central, estou com vocês aqui na melhor tarde do radio brasileiro, com o Marcos Marrom ele que é o diretor, da Cia. do Maleiro com o espetáculo de bonecos de luva, Maria Bonita flor de Mandacaru. Eu falando boneca, só porque tem Maria Bonita no nome... Também com os atores Gustavo Vale além de outros personagens também o Lampião e a Vânia Marques que é atriz, que interpreta Maria Bonita. Agora falando dos personagens especificamente a Vânia também o Gustavo, eu falei com Marrom sobre o espetáculo agora sobre os personagens de vocês, nesse espetáculo Maria Bonita flor de mandacaru.

GUSTAVO –Bom, são por volta de 10 personagens e que a gente conseguiu amarrar o Marrom, prender ele que a cada dia chegava com mais um, um japonês um alemão, a cada dia inserindo um novo elemento no espetáculo. Mais brincadeira...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –É sinal que ele é criativo.

GUSTAVO –Bastante (risos), imaginação não falta. E nestes personagens, foi fantástico a criação de cada um deles. Por que? A gente tem a oportunidade não só reviver uma historia que é lendária para povo do sertão e para todo brasileiro, que a gente até viveu na infância até mesmo os trapalhões brincando com Lampião e Maria Bonita e toda historia, que está no imaginário cultural brasileiro, e revelar traços políticos culturais no contexto do sertão. Quem é o sertão? E a gente lembra do nosso querido Guimarães Rosa. “O sertão é todo lugar, o sertão é aqui”. Mostrar que o sertão é um lugar que vamos revelar, em alguns traços destas historias, de fato culmina o encontro de Lampião. E aí construir estes personagens foi interessante porque, cada um tem uma característica diferente né, e não somente mudar a voz, modular a voz de uma maneira diferente, mas encontrar aí no contexto de corpo e voz, um sotaque de cada um, tentar para isso, nos tivemos um processo que é interessante de construir um antes, dali cada personagens, quem é este personagem? Tem o policial, quem é este policial, de onde ele veio, como é a família dele, mora com a mãe, ele tem filhos não tem? Porque a gente ter elementos suficientes para acreditar de fatos e sentir uma potencialidade maior da criação, ter vários elementos para compor o personagens, e aí tem outros personagens que eu não vou revelar aqui.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Segredo...

GUSTAVO – Um brilho que iluminara a peça.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – vai ficar guardado para a peça...

GUSTAVO –vai ter esta surpresa, mas o Lampião que é um personagem muito forte, é um deles que eu interpreto, ele tem em sua companhia um grande amigo foi o Corisco e que os dois... E muitos momentos tem a gente interpreta os dois ao mesmo tempo. Então as quatro mãos, a minha e da Vânia ao mesmo tempo. Segurando os bonecos, cada boneco falando uma coisa, pensando no intertexto e subtextos diferentes, agindo de forma diferente. Então é algo de fato que requer muito do ator, o corpo tem que ta muito, totalmente, muito disponível. Porque você tenciona, o fim do ensaio, você já não nem consegue nem mexer mais e de um valor riquíssimo. Não só como culturalmente, mas técnica. Porque o Marrom como ele estudou especificamente o teatro de bonecos na Argentina, pode passar a cada dia com a sua experiência. Mas acrescentar estes dias de ensaio, que não foram poucos e tem sido muito intenso. Pequenas e qualitativas, movimentos e técnicas para esse tipos de bonecos, que no Brasil se representa muito bem no mamulengo, mas que nós não fazemos este tipo de teatro mamulengo que tem outras características, mas o boneco se assemelha. Inclusive hoje o teatro de mamulengo é patrimônio imaterial foi considerado tombado o mamulengo. E nós apropriamos um pouco do que é um boneco de madeira de luva, acrescentamos outras técnicas inclusive, trabalhando a relação ator e boneco também.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Como você falou bastante interessante, da historia em si Lampião e Maria Bonita, tem muitas historias sobre eles, mitos, verdades... As vezes a gente não sabe o que aconteceu ou foi a passagem deles pelo sertão do Brasil e tem muitas coisas que o pessoal fala, como falei antes com o Marrom, se ele era bom se ele era ruim. Varias facetas de Lampião e Maria Bonita.

VÂNIA – Realmente. É assim. O nosso trabalho como ator é através da historia que nós criamos de forma de fictício, é que é nestas horas pela nossa experiência dos nossos saberes, que a gente constroem a nossa historia, desta forma. Como a gente não sabe realmente o que acontecia. Mas nos podemos imaginar, levar o publico e imaginar da mesma maneira que nós. Então pessoal vou reforçar o convite, não se esqueça, anote aí na agenda no dia 4 de fevereiro de 2017, no próximo sábado as 17hs no teatro do Sesc do Centro. Se vocês quiserem comprar o ingresso já podem comprar pela bilheteria digital que está a venda.

GUSTAVO – tem uma coisa interessante que o Marrom falou, parece que ele está apaixonado.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – É...

GUSTAVO – De fato nós queremos colar sim, uma esperança para este momento complicado, que temos vivido, tantas transformações e que o sertão não é só a falta d’agua, não é o sol rachando

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – A dificuldade...

GUSTAVO – O sertão também é o amor, também tem seu romance o seu encanto. É por isso que a gente traz isso como a Vânia disse, mistura ficção com fatos reais, de fato a nossa preocupação não era fazer um relato histórico, então a gente faria um trabalho mais acadêmico, e de um estudo mais teórico.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Agora você não falou da Maria Bonita, Vânia e dos seus personagens, chamou para todo mundo ir.

VÂNIA – Eu não gosto de revelar, porque as pessoas tem que ir para conferir. Porque quando a gente fala, as pessoas ficam naquela zona de conforto. Já sei a historia... Então pessoal... Vão e confira pessoalmente, tá imperdível.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Só fala assim não tem nada haver do Lampião e Maria Bonita que vocês conhecem...(risos)

VÂNIA – Eu não sei a concepção de cada um. Mas se vocês ir vão ver a nossa. Isso eu tenho certeza.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –Marrom, Gustavo só confirmando é no próximo dia, estou até com a pauta aqui... no próximo dia... 4 de fevereiro as 17hs no teatro Sesc Centro. 68

MARROM – Nós ficamos muito feliz de apresentar neste teatro, porque é a primeira vez, primeira vez que a gente vai apresentar e também aqui em Goiânia, somos a primeira Cia,que só trabalha com formas animadas, isso que é interessante. Então nós temos uma cobrança muito grande, e é por isso que quando estou na direção cobro muito os meninos, só falta...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – A responsabilidade é maior.

MARROM – A responsabilidade é maior, é por isso que exijo e é por isso que é umas pessoas muito legal, gostei muito trabalhar com eles... Acho que é isso. O teatro de bonecos não é só pegar no boneco e abrir a boca e contar uma piada, é muito mais, o trabalho é muito serio. O trabalho é muito mais profissional, é isso que é o Teatro do Maleiro, o Gustavo, a Vânia vem trazendo. Levar para o palco par ao Sesc e para o Brasil né. Porque a gente tem uma cobrança muito grande. Não falando que é só a nossa que trabalha com bonecos, mais tem outras que tem espetáculo de bonecos, mas não está ligado ao teatro de formas animadas. A gente tem uma grande responsabilidade, para que isso é o patrimônio pra nós e Goiânia. É creio que nós mesmo, temos que valorizar. Aqui os ouvintes que estão nós ouvindo. Pensar aí e ver e falar, poxa! É isso o teatro de bonecos é outra coisa imaginável, é isso que a gente quer que as pessoas pensem.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Ouvindo você falar em responsabilidade que é maior. E a questão de incentivo, vocês estão tendo incentivo por parte do poder publico, eu sei que culturalmente hoje aqui é complicado, a gente recebe aqui vários grupos a Cia. Oops esteve por aqui, o pessoal sempre vem com seu trabalho a gente ver que é complicado, hoje em dia, a ter um apoio da iniciativa privada ou do poder publico, como é que tá a relação a isso, a Cia. de vocês?
MARROM –Foi muito bom levar este assunto, porque a gente vai levando na raça né, e levar na raça a gente cansa muito, e aí a gente exige muito de nós. Agora que a gente, boneco agora que tá começando ter “agora existe um teatro de bonecos em Goiânia” então agora que começa aparecer oportunidade, principalmente em festivais. E para construir este espetáculo, uma vaquinha um sistema on-line.

VÂNIA –Inclusive no nosso espetáculo, tem um personagem que é metido a estrangeiro.

MARROM –Até vocês ouvintes quiser dá uma força, vai lá no site vaquinha coloca MARIA
BONITA FLOR DE MANDACARU, tem todo o projeto lá, o processo é devagar e a gente está fazendo com muito apoio de amigos. E ainda a gente não tem aquele dinheiro de todo mês legal.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Falta aquele incentivo...

MARROM – Agora nós escrevemos para algumas leis de incentivos, estamos esperando os resultados, mas a gente também não quer ficar também dependente disto queremos que as pessoas saiam de sua casa e vai. Porque se tem bilheteria, conseguimos viver do teatro. Os teatro, são muit caro, ninguém consegue pagar, por isso que  está fechado, e a gente fica difícil de trabalhar. Aí pô! Como que a gente consegue fazer uma divulgação, se a gente vai ter que pagar no teatro 4.000 mil reais ou 5.000 mil reais, como?

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Complica...

MARROM –Complica, como tem muitos grupos, alguns conseguem algumas verba pela lei de incentivo, como tem poucos espaços que movimenta, tem muita concorrência, muitos grupos querendo apresentar. Até você chegar ali, talvez você não corre atrás, até em outras regiões, você fica sem apresentar. Pô você gasta pra caramba, as pessoas tiram o seu tempo para ficar com a família, ficar em casa, mas a gente tá ensaiando ralando e para apresentar uma vez não dá né, aí a gente fica um pouco até triste. Então essa luta é uma que a gente tem que enfrentar aqui em Goiânia. E nós que é do teatro de boneco, outra luta mostrar que o teatro de bonecos uma imagem melhor que ainda é meio difusa e confusa ainda, ninguém não sabe o que é isso. Como o boneco de luva. O boneco de luva é uma técnica. A marionete é uma técnica. O teatro de sombra é outra técnica. Então tem vários estilos de técnica. E muitas vezes as pessoas não entende, quando fala do boneco de luva, é uma técnica. Como nós outros espetáculos que tem técnica mista. Marionete, boneco de luva e boneco de mesa misturado. Então temos que enfrentar isso, temos que mostrar para eles, para as pessoas, primeiro...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – o trabalho de vocês...

MARROM –Primeiro mostrar que é um trabalho legal para depois, ver o que é o teatro de bonecos. O teatro de boneco aqui em Goiânia com uma produtora que produz  a Cia. Teatro. Nu Escuro começaram a fazer um festival de Boneco, que é dois em dois anos, quando tem verba  consegue fazer. Convidam pessoas de outros estados e de outros países para vim, para trocar uma ideia, sobre boneco, apresentar, isso é bom. Mas enquanto isso, nós estamos querendo espaço. Buscando formas para divulgar e trabalhar.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –o tempo todo, e não é fácil. Eu quero agradecer aqui no estúdio, o Marcos Marrom, diretor esteve aqui falando do espetáculo de boneco de luva, Maria Bonita flor de mandacaru. Também do Gustavo Vale, além de outros personagens, faz também o Lampião na peça e a Vania Marques, que interpreta a Maria Bonita e mais alguns personagens também do espetáculo. Pois para vocês sorte nesta caminhada que não é fácil como o Marcos explicando e que o espetáculo tenha mais edições ainda.

VÂNIA – Muito obrigado só queria reforçar, que apesar de não termos incentivos, a gente faz com muito amor e dedicação. E nós gostaríamos e o publico prestigiando.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –é verdade o conhecimento é o prestigio.

GUSTAVO- Muito obrigado, ouvintes. A você Daniel e que as pessoas não só vão, ver o nosso espetáculo, mas vão ao teatro. É uma diversão, um entretenimento, é cultura

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Faz este exercício...

GUSTAVO –Vão ao teatro...

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL –Obrigado Marrom...

MARROM –obrigado ouvintes, a radio, agradeço pela oportunidade de esta aqui e espero ver todos vocês outra vez.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – só reforçando. O espetáculo Maria Bonita flor de mandacaru no dia 4 de fevereiro as 17 hs no teatro Sesc Centro. Fica na rua 15, esquina com a rua 19 no centro de Goiânia. E você,pode adquirir o seu ingresso na bilheteria digital.com/sesc-mariabonita-4defevereiro. Então ok.

GUSTAVO – Daniel pode falar a ultima coisa?

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Sim.

GUSTAVO – Hoje é o aniversario do meu terceiro filho Cezar. 5 anos de idade.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Parabéns para o Cezar!

GUSTAVO –beijo, talvez não está escutando mais mamãe está, um beijo para Cecilia e para o Cicero.

RADIO BRASIL CENTRAL COM DANIEL – Tá certo um abraço para família.
2:49 na Brasil Central.


Fim da entrevista em fevereiro de 2017 

vídeo na integra 



Comentários